terça-feira, 29 de junho de 2010

Cinema Review - Prince of Persia: The Sands of Time


O que esperar de um filme adaptado dos games? Essa é a primeira pergunta que sempre é feita quando vamos assistir a um filme desse gênero. Minha última experiência com filmes desse tipo não tinha sido nada legal. Quando assisti Dragon Ball Z me senti absurdamente frustrado, então talvez não fosse tão frustrante ver mais um filme ridículo com adaptações toscas.


Felizmente, dessa vez a Disney me provou o contrário. Tomadas de câmera inteligentíssimas, recursos gráficos muito bem explorados, um dublê altamente capaz de fazer todos os movimentos e acrobacias que no jogo somos capazes de fazer. Isso é visto em apenas 10 minutos de filme. Então o que posso dizer do resto? Realmente nos ambientamos na antiga pérsia, com as cidades muito bem reproduzidas, com atores bem caracterizados e um diálogo inteligente. O ator com roupas que fizeram as espectadores suspirarem quando estava dando piruetas no ar, e a atriz principal com uma beleza intensa. Não o tipo de mulher que podemos dizer que é a coisa mais linda que já surgiu no mundo, mas no meio daquelas pessoas da Pérsia, podemos dizer que sim, ela é a mais bonita do filme.


O filme está cheio de reviravoltas, e escolhas do personagem principal Dastan, um órfão adotado pelo rei por sua bravura, que nos fazem realmente pensar que estamos dentro de um jogo, como na primeira vez que ele descobre os poderes da Adaga sagrada, que é capaz de voltar no tempo. Ele não bem acredita e aperta novamente até 'gastar' toda a areia dentro dela, apenas para se certificar do que estava acontecendo. Detalhe para o giro de câmera encima de uma das torres segundos antes de Dastan se atirar lá de cima fazendo piruetas e espancando todos: Simplesmente ESPETACULAR.


O filme mereceria nota 10, não fosse alguns pequenos detalhes que me deixaram um pouco decepcionados:


- O filme carece de laços afetivos. O romance de Dastan e da princesa Tamina é arrastado e lerdo, tanto que na sessão, o primeiro beijo deles arrancou palmas da platéia. Também acontece com os personagens. Não temos nenhum vínculo com nenhum deles. Nenhuma morte que aconteceu no filme me fez ficar triste ou pensativo. Talvez eles devêssem ter desenvolvido mais isso, afinal são esses laços que fazem o público 'se apaixonar' por um filme.


- O final pareceu meio infantil e clichê demais. Poderia ser mais trabalhado.


- A história também não foi muito explorada. As coisas aconteciam rapidamente, e as reviravoltas eram muito constantes. Acredito que poderiam ter explorado mais a história, que era bem interessante.


Apesar de tudo, posso dizer em bom tom: Finalmente foi feita uma adaptação decente de um jogo para o cinema. Vale a pena pagar uma sessão de cine para ver esse filme. Muito bom.


Nota: 8


Trailer:







Como de costume, o post segue com a história do filme e spoilers. Até a proxima review pra quem fica por aqui =*



O filme começa com uma criança salvando um amigo dos guardas reais, o que faz o rei se compadecer e adotá-lo. Como um bom rebelde, ele passa o filme todo desobedecendo ordens, e sempre se dando bem, até que eles descobrem um carregamento de armas de uma cidade sagrada e decidem atacá-la. Lá ele conhece a princesa Tamina, e rouba um artefato que logo ele descobre que é magico. Uma adaga capaz de voltar no tempo. Na festa da vitória, o irmão de Dastan dá uma túnica para ele entregar ao rei de presente. Não era de se esperar que nada fosse acontecer, porém o rei começa a derreter, e ele é acusado de envenená-lo. Então ele começa uma fuga com a princesa, por toda a região.


Então ele resolve ir ao funeral do pai dele para conversar com o seu Tio, afinal, sendo irmão de um rei ele saberia entender que ele, como irmão do sucessor do trono não faria nada de mal para o rei.


Então pensando que seu irmão tinha armado tudo, ele conversa com o tio e descobre que foi ele quem armou. Então a história tem milhões de reviravoltas até a princesa contar que debaixo da cidade sagrada há uma ampulhetona com areias do tempo. Conta uma lenda clichê e eles pensam que o tio está prestes a destruir com o mundo, pois a adaga é a unica coisa que pode liberar as areias do tempo. Ele quer fazer isso pra voltar no tempo e se tornar rei, quando ele e seu irmão eram pequenos ainda, deixando ele ser morto por um tigre (pois ele o salvou)... Mais milhões de reviravoltas, um irmão do príncipe morre quando finalmente acredita nele, o outro irmão morre da mesma forma. Ele também se mata, para provar para o irmão que a adaga funciona. Porém nem mesmo a morte dele, ou da princesa Tamina, quando esta se deixa soltar da mão de Dastan para ele poder escalar e subir até a ampulhetona e impedir o tio, me fez ficar pesaroso. Nenhum vínculo há nem mesmo com o personagem principal, o que é muito ruim. No final, o tio consegue furar a ampulhetona, mas é ele que aperta a adaga e volta até o momento da vitória na cidade sagrada. Ele entrega o plano do tio pra toda a multidão, que se revolta e tenta atacá-lo e é morto. Eles devolvem a adaga pra princesa, e ela se casa com ele por isso, afinal nada mais justo pois eles acabaram de se conhecer, e ela o odeia metade do filme até começar a gostar dele (?!)...


Enfim, apesar do final besta, as tomadas de câmera valem a pena o ingresso. O filme é recheado de ação e diversão. Parece que estamos no caminho certo das adaptações. E que venha o próximo Principe da Pérsia.


Se a sua intensão é ver mulheres nuas, afaste-se do filme, afinal a pessoa mais nua do filme é o protagonista, que por acaso também adora dar o bumbum para o Coringa (RIP) no filme de Brokeback (sic) Mountain.


Agora se adora filmes de ação, e não está nem aí pra nenhum personagem, então esse é o filme certo.


Se é um fã do Príncipe da Pérsia, irá se divertir também.


Pude notar um erro no filme, quando um atirador de facas é atingido por um demônio malvado, ele fica atrás de um pilar, e retira o espinho. Então a câmera troca e o espinho continua lá. Já na outra tomada o espinho desapareceu novamente heuheuhe =)...


Mas que nada... o caminho é esse... Assista Prince of Persia: The Sands of Time. Vale a pena =)

1 comentários:

  1. Eu detestei o filme.

    Muuuuito romance, romance descabido. Não vi nenhuma referencia à ironia, e ao egoísmo do Principe.

    Sinceramente , esperava menos romance, menos melação. Ele não é tããããão bonzinho quanto apresentado no filme e o fim não NADA do jogo.

    Achei uma porcaria melosa, mas qunado eu vi que er u filme da Disney já suspeitei.

    ResponderExcluir