quarta-feira, 2 de maio de 2012

Momento Cultural - Dun Loghaire




Dun Loghaire

Dun Loghire e um condado localizado 12 kilometros ao sul do centro de Dublin. A melhor forma de chegar la e de DART(Trem) cerca de 15 minutos.



O condado e lindo, limpo e muito organizado. Apesar de ser pequeno vale a pena passar algumas horas visitando as belas paisagens, igrejas, shoppings ou ate mesmo realizar passeios de barco para diferentes pontos na europa.



Historicamente Dún Laoghaire sempre foi um "Gateway para a Irlanda", DunLaoghaire recebe o nome do irlandês tradução Fort (DUN) de Laoghaire. Era uma vez a sede do Rei Laoghaire, o antigo rei de alta da Irlanda antes dos Vikings partiu da Escandinávia e se estabeleceram em Dublin.





Os acontecimentos da noite de Novembro de 18/19, 1807 eram para conduzir eventualmente à transformação da área.

Naquela noite, as tropas, o Príncipe de Gales, e da Rochdale, sendo que ambos haviam partido de Dublin, foram expulsos nas rochas entre Blackrock e Dun Laoghaire com a perda combinada de mais de 400 vidas.

Este desastre deu novo impulso a uma campanha existentepara um novo porto a ser construído perto de Dublin. Por volta de 1816, a legislação foi aprovada autorizando a construção do que hoje é chamado de "Cais Oeste".

Quando o rei George IV veio visitar o novo porto em construção em 1821, o Dunleary nome foi abandonado em favor do nome "Kingstown", a cidadevoltou ao seu antigo nome, com a criação do Estado Livre Irlandês em 1921.





por Letieri Teixeira e Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário