terça-feira, 10 de abril de 2012

Momento Cultural - St. Patrick's Day




Happy St. Patrick's Day!!!


Tive o prazer de conhecer a festa mais popular da Irlanda, a famosa St. Patrick's Day. Trata-se de uma festa realizada para celebrar o padroeiro São Patricio e é realizada todo ano no dia 17 de março, pois foi a data de sua morte.

O dia começa as 12 horas com um bonito desfile onde os país comparecem em peso com seus filhos usando roupas verdes, chapéus e, alguns, com caras e cabelos pintados. Pra conseguir ver alguma coisa é necessário chegar pelas 9 horas, senão terá a mesma visão que eu tive ou se estiver bala na agulha, pode pagar 60 euros e ter uma visão previlegiada.

Ao término do desfile os pais levam seus filhos pra casa e todos seguem para o reduto boêmio da cidade o famoso Temple bar e é aí que a festa realmente começa.

Meu Parecer...

Pra mim trata-se de uma festa da cerveja...
Que os Irlandeses são um povo que que bebe muito não é novidade pra ninguém já que estão em segundo no ranking mundial entre os países que mais consomem a bebida, 146 litros per capita. A maioria deles não deve saber a verdadeira razão da festa existir.

Sem dúvidas é uma das mais loucas que eu já vi. Pode-se comparar com o Carnaval do Brasil. Os Pubs ficam todos lotados e o povo fica muuuito louco. Apesar de ser proibida a venda de bebidas alcoólicas para menores de 21 anos o que mais se vê são jovens, na sua maioria mulheres em uma faixa etaria de 18 anos, bêbadas, caídas, com micro roupas e vomitando pelas ruas.

Cenas como essas, também não são difíceis de presenciar:



Outra coisa que não pode é consumir bebidas alcoólicas na rua, mas a unica coisa que a Garda (policia da Irlanda) pode fazer é recolher a sua bebida, ou seja, o maior temor é que a policia leve a sua lata... para os Irlandeses isso já basta para que eles consumam as suas apenas dentro dos Pubs, mas para os milhares de brasileiros que aqui estão basta ficar ligado =D.

Esse ano a data coincidiu com um importante jogo de Rugbi entre Irlanda e Inglaterra, fato que deixou os Pubs ainda mais cheios e o povo teve mais motivo pra encher a cara já que a Irlanda perdeu.

Se um dia você tiver a oportunidade de participar de uma festa dessas e principalemte se for solteiro vá porque é demais... agora, se for compromissado como eu, assista o desfile beba umas Pints no Temple Bar e vá pra casa senão a probabilidade de fazer merda é grande :P.

PS: Foi exatamente o que eu fiz... :)


por Letieri Teixeira e Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário