terça-feira, 3 de abril de 2012

Momento Cultural - Por que a Irlanda???




Meu nome é Letieri Teixeira e Silva, 25. Atualmente moro em Dublin capital da Irlanda. Vim pra cá com o intuito de fazer um intercâmbio entre 6 meses a 1 ano. Nesse meio tempo irei postar fotos e comentários sobre lugares que conheci e as curiosidades que encontrar sobre o velho continente, tentando passar à vocês um pouco da cultura destes lugares incríveis toda terça-feira, aqui no NERDatividade.

Mas então... Por que a Irlanda???


Essa é a pergunta que a maioria das pessoas me fazem quando eu digo que estou indo para lá. Não foi apenas pelas belas paisagens, Pubs e a Guiness. Eu, como a maioria das pessoas que estão procurando um país para estudar inglês, não tinha a Irlanda como primeira opção. Primeiramente havia pensado em ir para Inglaterra, EUA ou Canadá, mas após verificar alguns pontos importantíssimos acabei optando pela Irlanda. São eles:

$$$$: A moeda na Irlanda é o Euro, atualmente está oscilando em R$ 2,42 a R$ 2,50. Um valor bem acima do dolar, mas mesmo assim o preço do curso e da acomodação é mais em conta que os EUA e Canadá. Nesse quesito o país mais caro foi a Inglaterra.

Lei de Imigração e Visto: Esse foi o ponto que mais pesou para a escolha do país. Na Irlanda, comprando um curso de língua estrangeira de 6 mêses, você receberá um visto de 1 ano. Com esse visto você terá permissão para trabalhar todo o período em que o mesmo vigorar. Enquanto estiver estudando, poderá trabalhar no máximo 20 horas semanais, após o término do curso está habilitado a trabalhar full time.

Clima: O clima é influenciado pela corrente do Golfo, e os ventos predominantes são os de sudeste. No Inverno é um país frio, mas nao é insuportável. Os meses mais frios sao Janeiro e Fevereiro, com temperaturas que rondam os 4 e os 7 graus centígrados. Julho e Agosto são os meses mais quentes, com temperaturas que estão entre os 14 e os 16 graus. Para quem mora no sul, como eu, acredito que a diferença não será muito grande.

Povo Irlandes: Os irlandeses são um povo amigável e receptivo. São descritos pelos estudantes espanhóis como os Latinos do Norte da Europa. Normalmente recebem muito bem os estrangeiros e a grande maioria dos brasileiros que vão para lá não costumam ter muita dificuldade para arrumar um emprego.

Esses foram os principais pontos observados. Outra dica que dou para as pessoas que são marinheiras de primeira viagem como eu, é pesquisar uma boa agência de intercambio. Optei pela Egali e recomendo, pois tive todo o amparo necessário para obter os documentos e todas minhas dúvidas foram sanadas. Outro diferencial é que os mesmos possuem uma base na Irlanda com dois funcionários que estão lá para nos ajudarem em todo o período de intercâmbio.

por Letieri Teixeira e Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário